29 de mai. de 2010

Última Pré-Conferência da Juventude

A última das pré-conferências preparatórias à 2ª Conferência Municipal da Juventude, realizada nesta tarde, sexta-feira, 28, teve a participação de aproximadamente 500 jovens e adolescentes do quadrante Noroeste, na escola municipal Thiago Würth, do bairro Mathias Velho. Também compareceram estudantes das escolas Arthur Pereira de Vargas, Gonçalves Dias, João Paulo I, Rio de Janeiro e Ministro Carlos Ludwig.

O coordenador municipal da Juventude Almiro Gherat, o Cebola, explicou aos participantes os objetivos da Conferência, marcada para 18 de junho, no Unilasalle, e 19 de junho, na Câmara de Vereadores. Ele destacou a importância da mobilização para que sejam criadas políticas públicas para a juventude. O subprefeito da região Noroeste, Julio Ribeiro, anunciou a conquista de uma Praça da Juventude pelo Mathias Velho.

Trabalho

O professor de História na Ulbra e vice-diretor da escola Jussara Polidoro, Roberto Santos, conversou com os estudantes sobre o mundo do trabalho. Alertou que para garantir a sobrevivência é necessário formação, que definiu como “a capacidade de saber onde estamos e quem somos”. Santos também afirmou que “o computador precisa da inteligência de quem o utiliza para dar as respostas solicitadas”.

As outras pré-conferências foram na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Colégio Concórdia e no Caic Guajuviras, abrangendo todos os quadrantes da cidade. Em todas elas, os jovens puderam manifestar suas necessidades e sugerir o que o poder público municipal pode fazer para atendê-las.






Fonte: Site da Prefeitura

27 de mai. de 2010

Orçamento Participativo - Microrregião 13

Microrregião 13 (Mathias Velho II/União dos Operários)

Um recorde de participantes marcou o OP no Colégio Tereza Francescutti, com 914 cadastrados e mais de 1000 pessoas que passaram pelo local. O subprefeito da Região Noroeste Julio Ribeiro declarou que “Historicamente, esse é um bairro muito organizado, que se construiu através da mobilização”. Estavam presentes também, o Prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o titular da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso, o diretor de Relações Comunitárias, Célio Piovesan, a diretora do colégio Eliane de Carvalho entre outras autoridades que acompanharam o processo.

A Escola de Educação Infantil Recanto do Filhote foi a obra mais votada com 325 votos, a segunda maior votação foi o asfaltamento das ruas São Gabriel e Libertação, com 218 votos. Conforme o presidente da Associação dos Moradores da Vila União dos Operários, (AMVUO) Nildo Natal Borba Rosa mais conhecido como Natal “Tivemos um público dentro da expectativa; apenas em nossa associação, mobilizamos 250 pessoas”. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jair Silveira declarou que - “O melhoramento do asfalto nas ruas facilita a mobilidade das pessoas com deficiência”.

Os 21 Delegados inscritos durante a plenária, foram eleitos por aclamação, visto que ficaram dentro dos limites previstos conforme o contingente de participantes. Além da participação através da manifestação individual na defesa de propostas e da votação de delegados e obras, a comunidade também se expressou através de faixas e aplausos.

Alcindo Pereira, Ana Ramos, Antonio Ildo, Cledi Zen, Dejair Gonçalves, Eder Alt, Edi Camargo, Erem Poersch, Ismael Paiva, Jair Silveira, José Ramos, Laurete Modzeieski, Losseli Silva, Luciano Oliveira, Marilene Oliveira, Marines Reis, Misa Almeida, Nara Oliveira, Osmar Pinto, Rosi Horst, Wagner Ferreira.


23 de mai. de 2010

Projeto Todos por Canoas

Mutirão da Cidadania ajuda a ampliar sede da Asabel

Cerca de 30 voluntários trabalharam durante todo este sábado no Mutirão da Cidadania, que integra o projeto Todos por Canoas, na sede da Associação dos Amigos e Moradores do Residencial Santa Isabel (Asabel), na rua Clóvis Beviláqua, vila Cerne. Eles começaram a construir um novo prédio, anexo à atual sede da entidade. Hoje foram instaladas as fundações e vigas e iniciadas as paredes. O aterro da área foi interrompido em função da umidade. O prédio deverá ser concluído no próximo fim de semana, no mesmo sistema.

A ampliação visa à instalação de um telecentro na Asabel e reforço nas atividades sociais e comunitárias oferecidas a moradores da Cerne e imediações.

Entusiasmado com a participação dos voluntários e servidores da Prefeitura, o presidente da associação, Valdir Raash, disse que todos os quatro mil tijolos já foram doados, assim como outros materiais. O coordenador do Mutirão, Hélio Corbellini, também destacou a disposição da comunidade em auxiliar.

O Mutirão é apoiado pelo Movimento Ação por Canoas (Maca), Crea – que elaborou o projeto arquitetônico - Uamca, CDL, OAB, Lions Clube Canoas Centro, Sindilojas e empresas Fachi, Modular, Taborda e Madeireira São Marcos. Raash agradeceu a todos, ressaltando que em poucos dias, as instalações vão avançar muito mais do que em dez anos.

A Asabel mantém o projeto Prepararte, com aulas de reforço escolar para crianças, balé, capoeira e artesanato, ministrados por professores da Parceiros Voluntários, além de atividades esportivas, por meio do projeto Sementes do Futuro. Por enquanto, as atividades ocorrem na creche Vó Picucha, localizada em frente. Com as novas instalações, a intenção também é ceder espaço para prática de ginástica a idosos. O grupo de terceira idade Mais Saúde está há um ano sem realizar atividades físicas por falta de um local apropriado.

O prefeito Jairo Jorge, acompanhado da primeira-dama e presidente do Maca, Thais Penna, por secretários, diretores, coordenadores e pelo subprefeito da região Noroeste, Julio Ribeiro, acompanhou o trabalho no final da manhã. À tarde, voltou para saber mais detalhes sobre a obra, conversou com os participantes e ajudou a aterrar um cano de esgoto. Ele destacou a importância do comprometimento de todos para “ajudar a quem ajuda outras pessoas”.

A 63ª edição do Prefeitura na Rua

Neste sábado, 22, a 63ª edição do Projeto Prefeitura na Rua foi realizada na praça Santa Isabel, Vila Cerne.
o Subprefeito da Região Noroeste, Julio Ribeiro lembrou que o projeto é inédito no país e proporciona contato direto dos canoenses com o prefeito e secretários.
O Prefeitura na Rua ofereceu aos moradores atividades como a Feira de Economia Solidária com alimentos e artesanato, mostra de trabalhos de alunos e professores das escolas municipais de educação infantil, encaminhamento de documentos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e divulgação da campanha de combate ao abuso e à exploração sexual das crianças, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).




Av. Rio Grande do Sul de cara nova

A Avenida Rio Grande do Sul esta de cara nova. Nesta sexta-feira, 21, o prefeito Jairo Jorge fez a inauguração dos módulos localizados ao longo da Avenida. Conforme o subprefeito Julio Ribeiro, “abrigos qualificados dignificam os cidadãos que precisam utilizar o transporte diariamente”. No total, 38 pontos e 52 módulos serão colocados na Av. Rio Grande do Sul.
Estavam presentes na ocasião a vice-prefeita Beth Colombo, secretário Luiz Carlos Bertotto, os vereadores Nelsinho Metalúrgico e Ivo Fiorotti e a diretora da empresa Sogal, Vera Sienko.

19 de mai. de 2010

Orçamento Participativo


A relação existente entre Orçamento Participativo e Democracia é bastante substancial, uma vez que o OP utiliza-se de uma política de efetiva participação. E o povo participa. Prova disso, foram as importantes demandas, relacionadas a saúde e educação, que marcaram a assembléia do Orçamento Participativo, que ocorreu na noite dessa terça-feira, dia 18, no Salão da Igreja São Pio X, e abrangeu as comunidades da Mathias Velho (a partir da rua Uruguaiana) e São Luiz (parte de baixo da BR).

Ao agradecer a participação da comunidade, o prefeito Jairo Jorge salientou que na assembléia da 1ª rodada, a população pode apresentar e eleger a obra para a sua comunidade. Já o subprefeito da região Noroeste Julio Ribeiro, fez questão de frisar a sua gratificação com a participação popular. “Essa participação do povo é de extrema importância, e é por isso que estamos há um passo a frente. É por isso batalhamos por uma cidade melhor, e quem escolhe essas melhorias é o povo”, afirmou.

Ao total foram 366 votos, sendo que destes, 106 elegeram a ampliação do posto de saúde da Praça América como a obra escolhida para ser realizada. Em segundo lugar ficou a revitalização da ADEVIC e CEIA, e em terceiro a ampliação da Escola Ceará.



15 de mai. de 2010

Praça da Juventude no Bairro Mathias Velho



O prefeito de Canoas pretende definir, em 30 dias, a área em que será construída a Praça da Juventude, no bairro Mathias Velho. Ele anunciou o projeto, no final desta tarde, ao receber a visita do ministro do Esporte, Orlando Silva. Jairo explicou que o Mathias é um dos dois Territórios da Paz na cidade – o outro é no bairro Guajuviras - onde as obras da Praça da Juventude deve se iniciar em 60 dias, quando for concluído o processo de licitação.

Orlando Silva recebeu do presidente da Associação de Moradores do Bairro Mathias Velho, Paulo Sérgio Garay, uma carta de agradecimento pela instalação da Praça na região. Moradores da vila Getúlio Vargas também agradeceram pela iniciativa exibindo faixa no evento.

Manuela, que preside a Frente Parlamentar do Esporte, manifestou satisfação em auxiliar no projeto, lembrando que durante a campanha eleitoral, Jairo havia manifestado a intenção de instalar dois equipamentos públicos na cidade, o que está se concretizando.

Além de moradores do Mathias e representantes de entidades, participaram do lançamento da Praça da Juventude o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Lannes, o subprefeito da região Noroeste,Júlio Ribeiro, secretários, diretores e coordenadores municipais.

O que oferece a Praça

A Praça da Juventude é um projeto destinado a comunidades com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer. O espaço, com sete mil metros quadrados, conta com quadra poliesportiva coberta, campo de futebol, quadra de vôlei de praia, pista de caminhada, pista de skate, pista para salto, área de exercício e um teatro de arena. Também terá Centro de Convivência, com sala de ginástica, espaço para terceira idade, sala de reunião, administração e vestiário. As duas praças de Canoas serão equipadas, ainda, com bibliotecas e equipamentos para shows.

Fonte: Site da Prefeitura

12 de mai. de 2010

DIA DO ENFERMEIRO

HOMENAGEM DO PROFº JULIO AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO DIA MUNDIAL DO ENFERMEIRO


A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!

Florence Nightingale

9 de mai. de 2010

Homenagem ao dia das mães...

Neste sábado, 08, o diretório do PCdoB fez um chá para homenagear as mães. Estavam presentes no local o Presidente do Partido e Subprefeito Julio Ribeiro, a Deputada Federal Manuela D'ávila a Coordenadora da Igualdade Racial Maria Aparecida, e muitas mães que foram prestigiar o chá.












E as filiações ao partido não param!!!





É pra você Manu!!!