18 de nov. de 2011

Grande Mathias Velho e Harmonia na caminhada para a Paz

























Mais de 1 mil pessoas participaram da caminha pela Paz, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 18, no bairro Mathias Velho. O grupo percorreu a avenida Rio Grande do Sul, desde o Centro Social Urbano, até a Praça Pio X. Na chagada à Praça, uma grande corrente formada pelas pessoas abraçou a área, um dos símbolos do bairro.
A caminhada pela paz sinalizou o pré-lançamento do Território de Paz da Grande Mathias Velho, que inclui também o bairro Harmonia.
No trajeto, moradores da região, comerciantes e pedestres paravam para olhar a passagem da caminhada, cujos participantes vestiam camisetas brancas. Cartazes conclamavam pelo fim da violência, e saudavam a implantação do projeto que pretende modificar o paradigma da segurança numa das maiores áreas habitadas da cidade.
Sirenes de carros e motocicletas da Guarda Municipal anunciavam o avanço do grupo pelas quadras da avenida. Um carro de som saudava a todos, com o anuncio da chegada do Território.
O secretário de segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, esteve à frente da caminhada, junto com o deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico; a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Falcão; coordenador de Relações Comunitárias , Oly Borges; vereador Ivo Fiorotti, e sub prefeito da região, Júlio Ribeiro. "A participação da comunidade da Grande Mathias Velho demonstra o compromisso da comunidade com a instalação do nosso novo Território de Paz", disse Eduardo Pazinato.
O sub prefeito Julio Ribeiro destacou o compromisso conjunto entre diversas secretarias da administração municipal para a implantação do Território de Paz Grande Mathias. "Mais segurança também significa mais qualidade de vida", falou.
O lançamento do Território de Paz da região Grande Mathias Velho (que inclui os bairros Mathias Velho e Harmonia), será anunciado pelo governador Tarso Genro no próximo dia 29, no Centro Esportivo São Francisco, localizado na esquina das ruas Candelária e Florianópolis, bairro Mathias Velho.
Conforme o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, no ato, deverão ser assinados termos para a compra de uma Unidade Móvel de Policiamento Comunitário e acordos de cooperação conjunta voltada para a qualificação profissional de jovens entre outras atividades. Pelo menos, 74 ações já estão elencadas para serem implementadas no Território, que terá aporte do município, Estado e União. Para um prazo de três meses, deverá ser instalado na região o Centro de Justiça comunitária. O bairro também deverá ser contemplado com um Centro de Referencia para Juventude, além de sucursal da Agência da Boa Notícia, telecentro, e conexão com grupos de Mulheres da Paz.

Participaram da caminhada:
Subprefeitura Noroeste
Associação de Moradores do Bairro Mathias Velho
Associação de Moradores da Getúlio Vargas
Associação dos Amigos do CSU
Vigilância Sanitária - Vigilância em Saúde
Guarda Municipal3
Fiscalização de Trânsito
SMSPC
SMDS - CRAS
CSU Mathias
Mulheres da Paz do Guajuviras
Justiça Comunitária
Canoas Viva
PROCON
Brigada Militar
Escolas:
Max Oderich
Gonçalves Dias
Ceará
Artur Pereira de Vargas
Thiago Wurth
Santa Cruz
Martinho Lutero
São Matheus
João Palma da Silva
Vitória
Bento Gonçalves
São João

Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, volte sempre!