27 de out. de 2011

Definidas ações para reduzir alagamentos

Em
reunião realizada nesta quarta-feira, o prefeito Jairo Jorge solicitou que sejam efetivadas ações para a resolução de problemas relacionados aos transtornos ocasionados pela forte chuva que atingiu a cidade desde o final da tarde de terça-feira, até a madrugada. O grupo, que incluiu subprefeitos e secretários, definiu as atividades para serem iniciadas nesta quinta-feira. Os resultados devem ser apresentados até 30 de novembro.

Chuvarada

O volume de chuva que caiu em Canoas a partir do final da tarde de terça-feira chegou a 82 milímetros, conforme medição do serviço de Meteorologia da Base Aérea, repassados ao coordenador da Defesa Civil, Mauro Guedes.

A quantidade é atípica, considerando que a média histórica dos últimos dez anos no mês de outubro é de 119 milímetros. O volume de chuva corresponde a dois terços do total registrado até então no mês. Os transtornos foram verificados em bairros como Rio Branco (ruas Ana Neri, Edgar Fritz Müller, Primavera, Boa Saúde), Fátima (ruas Büttenbender, Antonio Ficagna, loteamento das Torres), além do Guajuviras (vila São José), Harmonia e Mathias Velho.


Limpeza e conscientização

Na reunião o prefeito definiu que seja feito um levantamento de todos os locais atingidos por alagamentos, para verificar as causas da demora no recuo da água. A verificação poderá inclusive contar com imagens das câmeras de monitoramento, que estão instaladas em 118 pontos da cidade.

Identificados os pontos críticos e a causa de possíveis alagamentos, serão revisadas as vias e realizadas limpeza de bocas-de-lobo e retirados os focos de lixo.

As ações deverão incluir também uma campanha de conscientização à população sobre o acúmulo de lixo nas vias públicas, situação que foi verificada e apontada como um dos fatores de entupimento da rede pluvial.

Desde 2009, a Prefeitura de Canoas já realizou a instalação e manutenção de 25 quilômetros de redes pluviais. A estimativa é de existam 36 mil bocas de lobo em toda a cidade.

Participaram da reunião com o prefeito, os subprefeitos Pedro Bueno, da região Sudoeste; Paulo Accinelli, da Região Sudeste; Francisco da Mensagem, região Nordeste e Julio Ribeiro, Região Noroeste, além dos secretários de Obras, Alcy Paulo de Oliveira; adjunta de Serviços Urbanos, Maria Aparecida Rodrigues, de Relações Institucionais, Mário Cardoso e o chefe de Gabinete, Fábio Canas.

Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha

Território de Paz na Grande Mathias terá reforço de ações conjuntas

Representantes de diferentes segmentos da comunidade do Mathias Velho e Harmonia reuniram-se com o poder público municipal, na noite de quarta-feira, no terceiro encontro de discussão sobre a implantação do Território de Paz da Grande Mathias Velho (que inclui os dois bairros).

O local da reunião, o Complexo Esportivo da Escola São Francisco (rua Candelária esquina Florianópolis), já é de significativa importância para a região.

Núcleo de Justiça Comunitária

Conforme anunciou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, ali deverá funcionar o Núcleo de Justiça Comunitária da região, um dos processos embrionários do Território Mathias. A boa notícia também foi divulgada em seguida: o projeto de instalação do Núcleo de Justiça Comunitária foi aprovado em primeiro lugar no país.

A consolidação do projeto do Território também foi apresentada nas diferentes ações que, somadas, garantem a abrangência cultural, social e comunitária estabelecida nos encontros com a comunidade.

O secretário Eduardo Pazinato lembrou que atualmente são 51 ações, mas a intenção é aumentar este número. Algumas delas, já implantadas, foram citadas:

Para o Subprefeito Professor Julio Ribeiro, o Terrtório da Paz um grande avanço nas comunidades da Mathias Velho, Harmonia e vilas adjacentes.

Segurança - plantão integrado, Comissão Interna de Prevenção de Violência Escolar, registro eletrônico de ocorrências, Centro Integrado Móvel de Policiamento Comunitário (em licitação, com capacidade para equipes da BM, PC, GM e serviços à população).Saúde - ampliação de UBS

Obras - asfaltamento de diversas ruas

Desenvolvimento urbano - processos de regularização fundiária nas vilas União dos Operários e Santo Operário

Esporte e Lazer - praça da Juventude do Mathias Velho

Cultura - Caravana Cultural, Bibliopraças, etc.

Meio ambiente - revitalização da praça Sargento Rosa e construção da Praça Verdes Campos

Educação - reformas e construção de escolas

Anúncio

A implantação do Território da Paz no bairro Mathias Velho foi anunciada pelo governador nesta terça-feira, 25. O lançamento acontecerá no dia 29 de novembro. A atividade integra o RS na Paz - Programa de Segurança Pública com Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul - que inaugura uma nova fase na consolidação do princípio de que segurança pública não é sinônimo de polícia. É um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, fundamental para a redução dos índices de violência e criminalidade e da vulnerabilidade das pessoas.

Na cidade, a Prefeitura trabalha de forma afinada com o governo do Estado a fim de instalar um programa que contemple as características da região, sua cultura e sua população.

Crédito da notícia: Jesiel B. Saldanha




















Palestra para alunos do Colégio Tereza Francescutti

O prof Julio realizou uma palestra no Colégio Tereza Francescutti sobre o Projeto Escola Aberta que é uma ação pioneira de abrir a escola e sua estrutura para a comunidade, trazendo várias atividades e assim ajudar nossos jovens.












3ª feira de Ciências e Cultura do Colégio Tereza Francescutti

O Prof Julio compareceu na abertura da 3ª feira de Ciências e Cultura do Colégio Tereza Francescutti.






















25 de out. de 2011

Subprefeitura Noroeste conserta erosão na Rua Evaristo da Veiga - São Luis








O Subprefeito esteve na Rua Evaristo da Veiga, juntamente com a capatazia realizando o conserto de uma erosão.

Limpeza preventiva das boca de lobo da Rua Gramado

A capatazia da Subprefeitura Noroeste, realizou limpeza preventiva das boca de lobo na Rua Gramado, onde o Subprefeito esteve junto aos trabalhos acompanhando os serviços realizados e conversando com os moradores da rua.















24 de out. de 2011

Hidrojateamento na Rua Libertação - União dos Operários

















O subprefeito Profº Julio Ribeiro, esteve na Rua Libertação acompanhando os trabalhos da equipe da subprefeitura, onde os mesmos estavam realizando limpeza dos canos pluviais, com o caminhão hidrojato.
O Prof Julio aproveitou para dialogar com a comunidade, comunidade está que está imensamente feliz com as obras que a Vila União dos Operários vem recebendo, como a pavimentação e escritura dos terrenos.

120ª Prefeitura na Rua Praça do Rio Grande

A 120ª edição do Prefeitura na Rua levou mais de cem pessoas à Praça Rio Grande, na manhã deste sábado, 22, no bairro Mathias Velho. Os moradores mais uma vez tiveram acesso ao prefeito Jairo Jorge e a todos os secretários, que há mais de cem edições recebem os moradores para um atendimento descentralizado.

O prefeito lembrou a comunidade sobre a premiação dada ao Prefeitura na Rua em nível internacional. Recentemente, no México, Jairo recebeu o prêmio do Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis, que ocorre a cada três anos, durante o Congresso de Transporte Sustentável e Mobilidade Urbana, o maior do mundo nessa área.

O Profº Julio conversou com a comunidade que estava aguardando atendimento e pôde ver de perto o troféu do prêmio.

Fonte: Site da Prefeitura







































21 de out. de 2011

Atividade da Semana da Alimentação Região Noroeste

Em comemoração a Semana da Alimentação em Canoas a Associação de Moradores da Vila Getúlio Vargas no Mathias Velho, realizou um evento com a presença maciça dos moradores, as famílias que compareceram receberam palestras com o representante da EMATER Sr. Roberto, ele explicou os métodos para se utilizar no plantio de hortaliças garrafas pets, também foram doadas mudas de árvores. A Sra. Regina da CORSAN e a conselheira Maria de Lurdes Fucilini entregaram para os participantes receitas de biscoitos de ervas.

O subprefeito Prof. Julio Ribeiro compareceu no evento, onde falou sobre a importância dos trabalhos comunitários e se colocou a disposição pra auxiliar a associação de moradores em tudo que for possível.

Os representantes da associação de moradores agradeceram a todos que ajudaram para realização do evento.

19 de out. de 2011

Conserto de Erosão na Rua Marcilio Dias - Harmonia






























O Subprefeito Prof. Julio Ribeiro esteve na Rua Marciio Dias onde a capatazia da subprefeitura realizou o conserto de uma erosão e limpeza dos boeiros na rua.O Prof. Julio conversou com a comunidade que agradeceu o trabalho realizado.

18 de out. de 2011

Reunião do desenvolvimento local na Subprefeitura Noroeste

Nesta tarde, a Subprefeitura Noroeste realizou
a quarta rodada de reuniões do Grupo de Trabalho para o Fomento do Desenvolvimento Local. Participaram do encontro, conduzido pelo subprefeito Júlio Ribeiro, representantes da Brigada Militar, da Guarda Municipal e de escolas da região, especialmente do bairro Mathias Velho. O secretário de Esporte e Lazer, Antônio Dedomênico, o Toninho, também compareceu. A pauta foi centrada na área da segurança, com foco nas escolas, e da realização de um evento para comemorar o aniversário do Mathias Velho. Conforme o subprefeito, uma espécie de caminhada pela paz, com a participação efetiva das escolas, pode acontecer próximo do dia 5 de novembro. "Seria uma ação coletiva que parte da vontade da comunidade, incluindo associações e entidades, para comemorar esse aniversário", observou Júlio Ribeiro.
Prevenção

Ainda na reunião, foram socializados os levantamentos do Observatório de Segurança Pública, com números importantes sobre a violência nos bairros e nas escolas, e sugerida a implantação de um projeto que envolva os alunos na prevenção à violência. De acordo com Ribeiro, jovens com capacitação para atuar nas escolas como multiplicadores da paz poderiam formar a Galera da Paz.

Crédito da notícia: Amanda Utzig Zulke

17 de out. de 2011

Subprefeito Prof. Julio Ribeiro trabalhando em conjunto com a Brigada Militar e SMSPC, para implementar ações de segurança pública na região

O Prof. Julio Ribeiro, visitou a unidade móvel instalada na Av. Rio Grande do Sul no Mathias Velho em frente a Escola Thiago Würth, ele conversou com os soldados que estavam de serviço que relataram os metódos utilizados nas ações.


Fiscalização da ação de tapa buraco














O subprefeito esteve na Av. Rio Grande do Sul fiscalizando os trabalhos da ação de tapa buracos que está ocorrendo na avenida, aproveitou para conversar com a comunidade e comerciantes locais.

10 de out. de 2011

Concurso Cidades Ativas

O Projeto Prefeitura na Rua foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis, que ocorre a cada três anos, durante o Congresso de Transporte Sustentável e Mobilidade Urbana, o maior do mundo nessa área. A edição deste ano está sendo realizada no México.
A cerimônia de premiação aconteceu na noite dessa quarta-feira, na Cidade do México, com as presenças de autoridades políticas como o governador do estado de Chuaua, Eduardo Jaquez, e do embaixador brasileiro no México, Marcos Raposo Lopes, além de empresários e da imprensa internacional.
O prefeito Jairo Jorge recebeu o trofeu das mãos da presidente da Embarq - Rede Global de Solução para Transporte Sustentável - para a América Latina, Adriana Lobo. Duas mil pessoas assistiram ao vídeo que apresentou o Prefeitura na Rua para a comunidade internacional. Na categoria Espaço Público, o projeto de Canoas foi o mais votado na eleição popular e unanimidade entre os jurados técnicos.
Esse é o primeiro prêmio internacional da cidade e o único projeto brasileiro premiado entre os 51 inscritos, de 14 países da América Latina e Caribe. O prêmio existe há dez anos, promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde, CDC, Rede Embarq, World Resources Institute e CTS México.

3 de out. de 2011

Conferência PCdoB Canoas 2011

Ocorreu neste sábado dia 01/10 a Conferência Municipal do PCdoB em Canoas, o evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Canoas, onde teve a presença maciça da militância comunista com mais de 200 participantes durante toda à tarde.

Estiveram presentes os presidentes: do PT em Canoas Rubens Pazin, do PR Alexandre Gonçalves, da Câmara Municipal e Prefeito em exercício Cesar Augusto Moreira do PRB e também lideranças comunista como o Presidente Estadual do PCdoB Adalberto Frasson e o Deputado Raul Carrion que realizou a abertura dos trabalhos.

Na Conferência foi aprovada a nominata única para o novo diretório municipal, que logo após já anunciou a recondução do Presidente atual da sigla Prof. Julio Ribeiro.

O já reconduzido e empossado Presidente Municipal do PCdoB Prof. Julio Ribeiro reafirmou que o PCdoB está se preparando para no pleito eleitoral eleger uma grande bancada e busca eleger no mínimo 3 vereadores, e aproveitou para reafirmar o apoio ao atual Governo do Prefeito Jairo Jorge, afirmando que o PCdoB aliado histórico e de primeira hora do PT estará junto em 2012 buscando a reeleição do atual Governo.

Da esquerda: Rubens Pazin Pres. do PT, Adalberto Frasson Presidente Estadual do PCdoB, Deputado Raul Carrion, Subprefeito e Presidente Municipal do PCdoB Prof. Julio Ribeiro, Cesar Augusto Moreira Presidente da Câmara de Vereadores e Alexandre Gonçalves Presidente do PR