15 de mai. de 2012

Inauguração do Centro de Economia Solidária - Mathias Velho

Prof. Julio Ribeiro Esteve hoje no lançamento do CCPES, este projeto que é um parceria entre a Prefeitura de Canoas e Centro Universitário La Salle, a Région de Murcia na Espanha, e a Fundación La Salle de Madrid, o Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária (CCPES) dará um foco de desenvolvimento inúmeras famílias na região, o Prof. Julio Enquanto Subprefeito sugeriu que o local fosse junto aos campos do Ponte Preta e Rio pardo , por ser um região central do Bairro Mathias Velho ,(Avenida Rio Grande do Sul, 3462, Mathias Velho). Neste Centro funcionara o CCPES Artesanato e Confecção
"Queria saudar todos os homens e mulheres que acreditam nesta política da economia solidária. É uma prática que está ajudando a mudar vidas, e que sempre acreditamos. E tão logo assumimos em Canoas, recebemos o Unilasalle e formalizamos esta parceria", disse o prefeito Jairo Jorge, que ainda completou: "Para trabalhar com economia solidária tem que ter mais que técnica, é preciso paixão, e aqui temos de sobra. Economia solidária gera emancipação, sustento para as pessoas. Aqui não construímos prédios, construímos sonhos".
O Reitor do Unilasalle Campus Madri (Espanha), Irmão Pedro Luiz Rodriguez Alvarez, ressaltou a importância das parcerias como esta para o desenvolvimento das comunidades. "Estamos aqui para mudar realidades, e este esforço de várias instituições e pessoas demonstra que isto é possível. E sempre que muitos unem esforços em prol do desenvolvimento a realidade se transforma e a vida melhora", falou Rodriguez. O secretário estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, ressaltou a nova economia que se forma a partir destas iniciativas. "Este momento só é possível porque todos aqui compreendem a importância desta nova forma de criar redes onde as próprias pessoas se apropriam da realidade para transformá-la. Isto aqui não é de graça, é o esforço da prefeitura e destas instituições que compreenderam isto", disse Dziedricki.
Também participaram das inaugurações a vice-prefeita, Beth Colombo; do secretário de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Eltamar Salvadori; o presidente da Câmara de Vereadores, Dario da Silveira; o reitor do Unilassalle, Irmão Paulo Fossati; o provincial da rede La Salle Brasil/Chile, Irmão Jardelino Menegat; o Subprefeito da Região Nordeste, Edmilson Tresoldi; o Subprefeito da Região Noroeste, Aparício Lafayette; e do diretor de economia solidária da SMDE, Adair Barcellos.
Função dos CCPES
Os CCPES terão a função de capacitar pessoas que estão nos bairros, além de servir de atelier de produção. A partir da inauguração serão cerca de 300 pessoas atendidas por semestre em cada um dos locais em cursos de cerâmica, kirigami (recortes), serigrafia, bordados, crochet, tricot, alimentação, construção civil, serviços na área de restaurantes e hotelaria com vistas a Copa de 2014.







O

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, volte sempre!