28 de jun. de 2012

Casa das Artes Villa Mimosa é aberta como 1.º Centro Cultural de Canoas




Gente é para brilhar e esta casa é um farol. Aqui, queremos que brilhe sempre o brilho das pessoas, que através da arte, expressam sonhos e utopias". Com essas palavras, citando o poeta russo Mayakovsky, o prefeito Jairo Jorge abriu sua fala na noite desta quarta-feira, 27, durante a solenidade de inauguração pública da Casa das Artes Villa Mimosa, 1.º Centro Cultural Público que a cidade recebe em seus 73 anos.

O momento simbólico da noite foi o descerramento da placa de inauguração do local, realizado pelo prefeito, o secretário Assis Brasil e outras autoridades presentes. Emocionado, o secretário municipal de Cultura, Flávio Adonis, lembrou sua trajetória de artista e ativista cultural canoense, para dimensionar a importância que a inauguração daquele espaço tem muitos artistas locais. "A cultura precisa de gestores que entendam seu tamanho e importância na vida das pessoas. O significado do dia de hoje equivale a construirmos uma ponte sobre abismos", resumiu.

Para o seceretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, a Casa das Artes Villa Mimosa é uma consquista que se reflete em todo o Estado. "Com esse espaço, múltiplo, democrático, acessível e participativo, Canoas e o RS tem um novo espaço diferenciado de circulação dos bens culturais", observa.

Multiplicidade Cultural

As cores e as luzes, que decoraram a entrada desse histórico prédio - recentemente restaurado, foram ampliadas durante todo o evento por meio da arte. Já na entrada, atores do Circo Teatro Girassol recepcionavam quem chegava com apresentações de malabarismo. No interior da Casa, as atrações se dividiam entre os ambientes. No térreo, podia ser conferida as peças de esculturas e telas da Exposição do artista Darwin Luiz Longoni.

No piso superior, em uma das salas, artistas do grupo Bluegrass realizava apresentações desse gênero - forma de música norte-americana de raiz; na varanda, ao ar livre, o Quarteto de Cordas oferecia a refinada melodia da música clássica. Com a abertura da cerimônia, foi realizada a execução do hino de Canoas, em violão, pela cantora Carol Matos. Outro momento especial da noite foi a certificação dos "Pequenos Cineastas", que frequentaram no local a oficina de mesmo nome. Na ocasião, o público pode assistir a um making-off resultado do envolvimento das crianças nesse projeto.

Ainda no evento foram anunciados os vencedores do "Canoas Bem na Foto", concurso fotográfico que envolveu cerca de 43 mil participantes, premiando, via publicação virtual, as melhores fotos em áreas de valor pessoal pela cidade. Também brindaram os presentes os dançarinos do grupo Art & Dança. A inaguração da Casa de Artes Villa Mimosa marcou o encerramento da programação dos 73 anos de Canoas, que envolveu uma semana de inaugurações, celebrações e atividades culturais em várias localidades da cidade.

Também compuseram na solenidade a 1.ª Dama do Município, Taís Pena; a vice-prefeita, Beth Colombo; O secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), Luiz Carlos Busato; o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Dário Silveira coordenador de Integração Institucional, Luiz Possebon, e o gestor daquela unidade, o cineasta Tutti Gregiani. Subprefeitos, secretários, coordenadores e outros gestores de equipes, além de lideranças civis, também prestigiaram a solenidade.

A Casa

A Casa as Artes Vila Mimosa está localizada na avenida Guilherme Schell, Centro da cidade. O local conta com biblioteca, estúdio para gravações e espaço de convivência entre artistas e população. No local, haverá oficinas de artes plásticas e de música, aulas para formação na área cultural e um telecentro para cultura digital.

A Casa das Artes tem acessibilidade universal, tanto nos banheiros quanto na mobilidade pelo recinto e possui elevador. No térreo está situada a sala de exposições, biblioteca, café, cozinha, área administrativa e estúdio público de ensaios. No segundo andar funciona sala administrativa, ateliê livre, sala multiuso e de multimeios.

O prédio, construído em 1904, tem estilo neoclássico e pertencia à família Ludwig e inicialmente utilizada como residência de descanso. A Villa Mimosa, tombada como patrimônio histórico de Canoas em 2010, foi restaurada pela construtora Goldstein Cyrella, que a entregou ao Município em dezembro de 2011.

Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, volte sempre!