26 de jun. de 2012

Mathias Velho recebe espaços para Justiça Comunitária, Mulheres da Paz e Juventude !






Na manhã desta segunda-feira, 25, o Território de Paz Grande Mathias Velho recebeu novos equipamentos públicos para ampliar a rede de ações, projetos e serviços voltados à redução da violência na região. Às 9h, na Rua Santa Catarina, a Administração Municipal inaugurou o Núcleo de Justiça Comunitária e, às 11h, na Rua Florianópolis, foi a vez do Centro de Referência das Juventudes e Núcleo de Promotoria do Direito das Mulheres.
Os novos espaços replicam o modelo adotado no Território de Paz Guajuviras, que registrou uma redução de 70% no número de homicídios desde a implantação do projeto ligado ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Nos bairros Mathias Velho e Harmonia, a queda também foi sensível, de 35%, em apenas seis meses de atuação do Território de Paz.
"Estes espaços fizeram a diferença no Guajuviras e vão fazer a diferença aqui no Mathias", afirmou o prefeito Jairo Jorge, antes de descerrar a placa do Centro de Referência das Juventudes. "Canoas é uma cidade jovem, com 40% da população nesta faixa etária. Tudo o que nós fizermos hoje pelos nossos jovens vai repercutir positivamente amanhã", completou.
O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, agradeceu ao empenho das secretarias na conquista dos novos equipamentos públicos e reafirmou a importância dos projetos na construção de uma cidade mais justa. "O Território de Paz não é só segurança. É igualdade. Igualdade no acesso à justiça, às oportunidades e à dignidade", disse Pazinato.
Para Prof. Julio Ribeiro, estes espaços públicos serão de extrema importância para a população da Grande Mathias Velho e Harmonia.
Núcleo de Justiça Comunitária
O Núcleo de Justiça Comunitária informa e orienta os cidadãos sobre seus direitos, mediando conflitos entre moradores, empresas ou entidades sem recorrer ao judiciário. A comunidade resolve seus conflitos através do diálogo, de forma sigilosa e pacífica. No Guajuviras, mais de 3 mil atendimentos já foram concretizados. O novo núcleo contará com 50 agentes comunitários e pretende realizar 960 atendimentos em um ano, além de oferecer oficinas sobre direitos nas escolas da região. A Oscip Guay é parceira do município na execução da proposta.
Centro de Referência das Juventudes e Núcleo de Promotoria dos Direitos das Mulheres do Território de Paz Grande Mathias Velho
A exemplo da Casa das Juventudes do Território de Paz Guajuviras, o Centro de Referência vai oferecer oficinas diversas de artes, educação e inclusão para jovens de 12 a 24 anos que vivem nos bairros Mathias Velho e Harmonia, gerando oportunidades de crescimento pessoal e profissional. O equipamento público também será a base de atuação das Mulheres da Paz na região, projeto que integra uma rede de apoio para promover os direitos das mulheres e mobilizar jovens com foco na prevenção da violência.


Crédito da notícia: Luiz Damasceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, volte sempre!