28 de jun. de 2012

Casa das Artes Villa Mimosa é aberta como 1.º Centro Cultural de Canoas




Gente é para brilhar e esta casa é um farol. Aqui, queremos que brilhe sempre o brilho das pessoas, que através da arte, expressam sonhos e utopias". Com essas palavras, citando o poeta russo Mayakovsky, o prefeito Jairo Jorge abriu sua fala na noite desta quarta-feira, 27, durante a solenidade de inauguração pública da Casa das Artes Villa Mimosa, 1.º Centro Cultural Público que a cidade recebe em seus 73 anos.

O momento simbólico da noite foi o descerramento da placa de inauguração do local, realizado pelo prefeito, o secretário Assis Brasil e outras autoridades presentes. Emocionado, o secretário municipal de Cultura, Flávio Adonis, lembrou sua trajetória de artista e ativista cultural canoense, para dimensionar a importância que a inauguração daquele espaço tem muitos artistas locais. "A cultura precisa de gestores que entendam seu tamanho e importância na vida das pessoas. O significado do dia de hoje equivale a construirmos uma ponte sobre abismos", resumiu.

Para o seceretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, a Casa das Artes Villa Mimosa é uma consquista que se reflete em todo o Estado. "Com esse espaço, múltiplo, democrático, acessível e participativo, Canoas e o RS tem um novo espaço diferenciado de circulação dos bens culturais", observa.

Multiplicidade Cultural

As cores e as luzes, que decoraram a entrada desse histórico prédio - recentemente restaurado, foram ampliadas durante todo o evento por meio da arte. Já na entrada, atores do Circo Teatro Girassol recepcionavam quem chegava com apresentações de malabarismo. No interior da Casa, as atrações se dividiam entre os ambientes. No térreo, podia ser conferida as peças de esculturas e telas da Exposição do artista Darwin Luiz Longoni.

No piso superior, em uma das salas, artistas do grupo Bluegrass realizava apresentações desse gênero - forma de música norte-americana de raiz; na varanda, ao ar livre, o Quarteto de Cordas oferecia a refinada melodia da música clássica. Com a abertura da cerimônia, foi realizada a execução do hino de Canoas, em violão, pela cantora Carol Matos. Outro momento especial da noite foi a certificação dos "Pequenos Cineastas", que frequentaram no local a oficina de mesmo nome. Na ocasião, o público pode assistir a um making-off resultado do envolvimento das crianças nesse projeto.

Ainda no evento foram anunciados os vencedores do "Canoas Bem na Foto", concurso fotográfico que envolveu cerca de 43 mil participantes, premiando, via publicação virtual, as melhores fotos em áreas de valor pessoal pela cidade. Também brindaram os presentes os dançarinos do grupo Art & Dança. A inaguração da Casa de Artes Villa Mimosa marcou o encerramento da programação dos 73 anos de Canoas, que envolveu uma semana de inaugurações, celebrações e atividades culturais em várias localidades da cidade.

Também compuseram na solenidade a 1.ª Dama do Município, Taís Pena; a vice-prefeita, Beth Colombo; O secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), Luiz Carlos Busato; o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Dário Silveira coordenador de Integração Institucional, Luiz Possebon, e o gestor daquela unidade, o cineasta Tutti Gregiani. Subprefeitos, secretários, coordenadores e outros gestores de equipes, além de lideranças civis, também prestigiaram a solenidade.

A Casa

A Casa as Artes Vila Mimosa está localizada na avenida Guilherme Schell, Centro da cidade. O local conta com biblioteca, estúdio para gravações e espaço de convivência entre artistas e população. No local, haverá oficinas de artes plásticas e de música, aulas para formação na área cultural e um telecentro para cultura digital.

A Casa das Artes tem acessibilidade universal, tanto nos banheiros quanto na mobilidade pelo recinto e possui elevador. No térreo está situada a sala de exposições, biblioteca, café, cozinha, área administrativa e estúdio público de ensaios. No segundo andar funciona sala administrativa, ateliê livre, sala multiuso e de multimeios.

O prédio, construído em 1904, tem estilo neoclássico e pertencia à família Ludwig e inicialmente utilizada como residência de descanso. A Villa Mimosa, tombada como patrimônio histórico de Canoas em 2010, foi restaurada pela construtora Goldstein Cyrella, que a entregou ao Município em dezembro de 2011.

Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho

27 de jun. de 2012

Acesso à Bianchini ganha pavimentação, ciclovia e homenageia fundador



rua de acesso à empresa Bianchini S.A., no bairro Mato Grande, passou a se chamar Antônio João Bianchini. A lei 5.693 foi assinada pelo prefeito Jairo Jorge, na tarde desta terça-feira, 6, integrando a programação da Semana de Canoas. Na mesma cerimônia, realizada em frente à entrada da empresa, também foi inaugurada a pavimentação, ciclovia e iluminação da via, com 1,32 quilômetro de extensão, e descerrada a placa denominativa. Foram investidos R$ 1,196 milhão na obra, recursos do Plano de Ação por Canoas.
O homenageado, que faleceu em 5 de março de 2006, adquiriu as terras à beira do Rio dos Sinos em 74 e transferiu a Bianchini de Bento Gonçalves para Canoas. Atualmente com sede em Porto Alegre, a empresa tem 320 funcionários na unidade canoense. Atua no ramo industrial de extração de óleos vegetais e produção de farelos, a partir do processamento da soja. Também presta serviços de beneficiamento de grãos, de logística e armazenagens, além de embarques portuários de granéis sólidos e líquidos. As fábricas de Canoas e Rio Grande processam, juntas, um milhão e meio de toneladas de soja por ano.

Visionário
Para o prefeito Jairo, Antônio João foi um visionário ao escolher Canoas, onde gera recursos e empregos. Disse que a cidade não havia retribuído à altura por esse empreendedorismo, o que está sendo resgatado. Lembrou que em uma reunião com os diretores da Bianchini, em 2010, comprometeu-se a asfaltar a rua se a unidade não fosse transferida para Rio Grande. Afirmou, ainda, que sente-se "grato e feliz" porque a empresa continua apostando no município, onde vai construir a quarta usina de biodiesel do país, com capacidade para produzir 900 mil litros por dia.
Antônio Luiz Bianchini, filho de Antônio João, representou a família no ato e agradeceu pela homenagem e pela obra, também em nome dos funcionários. Também participaram a viúva, Sabina e as filhas Cláudia e Jaqueline Bianchini.
Manifestaram-se sobre a importância da pavimentação o secretário de Obras, Marco Antônio Oliveira; o coordenador de Integração Institucional, Luís Possebon, e o líder do governo na Câmara, vereador Paulo Ritter. Marco Antônio lembrou que a Bianchini movimenta cerca de 20% de toda a soja produzida no Estado.
Compareceram, ainda, a vice-prefeita Beth Colombo; o secretário de Transporte e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto; o subprefeito da região Sudoeste, Marcos Mattge;o secretário adjunto de Obras, Lademir Silveira, diretores e funcionários da Bianchini.




Crédito da notícia: Eloá da Rosa

26 de jun. de 2012

Vala do Leão: canalização dos trechos 1 e 2 são entregues


Foram entregues à comunidade do bairro Mathias Velho as obras de drenagem e canalização dos trechos 1 e 2 da Vala do Leão na manhã desta quarta-feira, 26. Os trechos que abrangem as ruas Curitiba e Santa Catarina, até a avenida Rio Grande do Sul, tiveram o investimento de R$ 9 milhões, financiados junto a Corporação Andina de Fomento - CAF, através do Projeto Pró Canoas.

Estes dois trechos concluídos têm 505 metros de extensão. A primeira etapa foi executada pela MAC Engenharia e a segunda pela empresa Construtora e Pavimentadora Pavicon Ltda. O fechamento da vala inclui a colocação de galerias de concreto pré-moldados com dimensões de 4x2 metros, 2 pistas laterais com 9m de largura cada uma, ciclovia e passeios laterais. .O processo envolveu também o reassentamento e indenização das famílias que moravam no local.

O prefeito Jairo Jorge destacou que a obra era um desejo antigo da comunidade, e que a primeira emenda popular sobre o local foi feita em 1989. Em sua declaração, o secretário Municipal de Obras, Marco Antônio de Oliveira, lembrou a espera, e o significado da obra para a comunidade do bairro, " Isso vai possibilitar que as pessoas possam morar com dignidade".

Estiveram presentes a vice-prefeita, Beth Colombo, além de secretários municipais, subprefeito da Região Noroeste, Aparício Lafayette, representantes da Câmara Municipal e da CAF, Moira Paz-Estenssoro.

A obra

A obra de drenagem e canalização da Vala do leão totaliza 1675 metros de extensão, realizada em sete etapas: o trecho 3, da rua Rio Grande do Sul até a Florianópolis, está em andamento; o trecho 4, continuação desta extensão (Florianópolis e Rio Grande do Sul), a empresa já foi licitada e contratada, e logo será iniciada; trechos 5 e 6, entre as ruas Florianópolis e São João já estão prontos, e trecho 7, que vai até a rua José Veríssimo está sendo executado. Para a conclusão da vala, serão disponibilizados recursos via CAF.




Crédito da notícia: Priscilla Freitas

Mathias Velho recebe espaços para Justiça Comunitária, Mulheres da Paz e Juventude !






Na manhã desta segunda-feira, 25, o Território de Paz Grande Mathias Velho recebeu novos equipamentos públicos para ampliar a rede de ações, projetos e serviços voltados à redução da violência na região. Às 9h, na Rua Santa Catarina, a Administração Municipal inaugurou o Núcleo de Justiça Comunitária e, às 11h, na Rua Florianópolis, foi a vez do Centro de Referência das Juventudes e Núcleo de Promotoria do Direito das Mulheres.
Os novos espaços replicam o modelo adotado no Território de Paz Guajuviras, que registrou uma redução de 70% no número de homicídios desde a implantação do projeto ligado ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Nos bairros Mathias Velho e Harmonia, a queda também foi sensível, de 35%, em apenas seis meses de atuação do Território de Paz.
"Estes espaços fizeram a diferença no Guajuviras e vão fazer a diferença aqui no Mathias", afirmou o prefeito Jairo Jorge, antes de descerrar a placa do Centro de Referência das Juventudes. "Canoas é uma cidade jovem, com 40% da população nesta faixa etária. Tudo o que nós fizermos hoje pelos nossos jovens vai repercutir positivamente amanhã", completou.
O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, agradeceu ao empenho das secretarias na conquista dos novos equipamentos públicos e reafirmou a importância dos projetos na construção de uma cidade mais justa. "O Território de Paz não é só segurança. É igualdade. Igualdade no acesso à justiça, às oportunidades e à dignidade", disse Pazinato.
Para Prof. Julio Ribeiro, estes espaços públicos serão de extrema importância para a população da Grande Mathias Velho e Harmonia.
Núcleo de Justiça Comunitária
O Núcleo de Justiça Comunitária informa e orienta os cidadãos sobre seus direitos, mediando conflitos entre moradores, empresas ou entidades sem recorrer ao judiciário. A comunidade resolve seus conflitos através do diálogo, de forma sigilosa e pacífica. No Guajuviras, mais de 3 mil atendimentos já foram concretizados. O novo núcleo contará com 50 agentes comunitários e pretende realizar 960 atendimentos em um ano, além de oferecer oficinas sobre direitos nas escolas da região. A Oscip Guay é parceira do município na execução da proposta.
Centro de Referência das Juventudes e Núcleo de Promotoria dos Direitos das Mulheres do Território de Paz Grande Mathias Velho
A exemplo da Casa das Juventudes do Território de Paz Guajuviras, o Centro de Referência vai oferecer oficinas diversas de artes, educação e inclusão para jovens de 12 a 24 anos que vivem nos bairros Mathias Velho e Harmonia, gerando oportunidades de crescimento pessoal e profissional. O equipamento público também será a base de atuação das Mulheres da Paz na região, projeto que integra uma rede de apoio para promover os direitos das mulheres e mobilizar jovens com foco na prevenção da violência.


Crédito da notícia: Luiz Damasceno

24 de jun. de 2012

PCdoB oficializa candidatura de Manuela em Porto Alegre


Aos gritos de "agora ninguém segura, é Manuela na prefeitura", a deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB) foi confirmada como candidata a prefeita de Porto Alegre na manhã deste sábado, em convenção na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.


Dani Barcellos


Com o auditório lotado por militantes da coligação partidária (PCdoB, PSB, PSD, PSC e PHS), a parlamentar subiu ao palco ao lado do governador gaúcho, Tarso Genro (PT), que demonstrou apoio, apesar da candidatura própria do petista Adão Villaverde.

Manuela recebeu também a força da senadora Ana Amélia Lemos (PP), que não esteve presente pessoalmente, mas mandou seu recado através do deputado Mano Changes (PP). Os dois vão contra o apoio progressista à candidatura do atual prefeito, José Fortunati (PDT). A comunista fez elogios à administração da presidente Dilma Rousseff (PT) e trouxe um discurso sintonizado com o governo federal, focado na modernização, gestão e erradicação da miséria.

"Obrigada pelo belo gesto de estar conosco, Tarso Genro. Tenho orgulho de ter me tornado amiga de uma mulher corajosa que representa o nosso Estado (referindo-se a Ana Amélia). Estamos conectados com as referências mais modernas de gestão do País e do mundo. Pude trabalhar com Dilma e Lula, nosso País mudou muito", afirmou a comunista.

"O Brasil mostrou que é possível governar com competência, elegeu a primeira mulher presidente, vive um grande momento, mas e a nossa cidade?", indagou Manuela. A deputada ressaltou que seu adversário na campanha não será Fortunati, mas sim os problemas que a cidade enfrenta. "Meu adversário não é o prefeito de Porto Alegre. São os problemas que o povo vive de maneira intensa no cotidiano. São esses os adversários que queremos vencer. Quero ser prefeita para romper um ciclo em que os governos se revezam e os problemas permancecem", disse ela, saudando os "queridos militantes do PT" presentes.

Críticas a Fortunati
Apesar da declaração, José Fortunati foi alvo de críticas da candidata do PCdoB. "Precisa mais do que amizade com o governador e a presidente, porque isso eu também tenho. É preciso a sintonia de projetos, ousadia, coragem e pioneirsmo, menos cargos de confiança políticos e mais especialistas conduzindo a cidade", salientou ela.

"Que orçamento participativo é este que ameaça as pessoas, arrancando o microfone da mão de quem não é amigo do prefeito? Temos que construir ciclovias, e não propaganda de ciclovias. Não permitirei que o debate seja feito entre quem é mais ou menos experiente, e sim entre quem tem melhores projetos. Quem fecha posto de saúde em feriados não tem moral para me cobrar", alfinetou Manuela.

Fazendo referência a três administradores históricos de Porto Alegre - Loureiro da Silva, Leonel Brizola e Olívio Dutra -, Manuela argumentou que é preciso retomar o espírito "corajoso, moderno e inovador" da capital gaúcha. "Temos capacidade técnica e gente para resolver nossos problemas. Nossa cidade tem uma alma marcada por três tatuagens: piorenirismo, capacidade de construir mudanças e inconformidade com injustiças. A capital tem que ser a principal do Estado, a cidade que vibra".

Presença do PT e Ana Amélia

O governador Tarso Genro fez um discurso durante a convenção referindo-se à candidatura de deputada Manuela como "excelente". "É importantre que a esquerda tenha candidaturas fortes em todo o País. O nível de avanço em reformas políticas que fizemos na América Latina está chegando no limite, Devemos fortalecer uma grande coalizão que não perca o rumo nacional. A eleição municipal deste ano é uma luta que transcende este momento, porque constitui a formação de frentes populares ágeis", afirmou o governador, demonstrando um possível apoio no segundo turno caso o candidato petista não chegue lá.

"Tenho enorme orgulho de ter no meu governo os partidos que formam a minha espinha dorsal. Manuela é uma mulher brilhante e inteligente", elogiou o governador. Na aberturta da convenção foi exbidio um vídeo contando a trajetória de Manuela na política. Nele, a senadora Ana Amaélia Lemos apareceu como destaque.

"Tenho muito orgulho da nossa amizade. Manuela tem uma maneira sincera e honesta de se manifestar", disse a senadora. Mano Changes corroborou o discurso, dizendo que Ana Amélia não pode estar presente na convenção, mas mandou o seguinte recado: "estaremos de mão dada contigo". O PP, partido de Ana Amélia, oficializou o apoio a Fortunati.

23 de jun. de 2012

Canoas lança programa de qualificação profissional Cidade da Solda !






Canoas é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber o programa Cidade da Solda, curso que vai formar, a partir de julho, 540 soldadores certificados em eletrodo revestido. A assinatura do convênio entre Petrobrás e o Instituto Integrar, bem como do termo de cooperação entre Prefeitura, SENAI e demais parceiros, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 22, no Parque Eduardo Gomes, em meio às comemorações do aniversário de Canoas.
O Prof. Julio Ribeiro, esteve no lançamento e comentou sobre a importância de cursos de qualificação profissional para os moradores da nossa cidade. Para o diretor presidente da Refap, João Oderich, o programa é abrangente e inovador, pois vai formar mão de obra especializada para ocupar postos de trabalho em um mercado crescente.
Inscrições abertas
As inscrições para as primeiras 180 vagas já estão abertas e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, ds 10h às 19h, nas quatro subprefeituras. A lista dos selecionados será divulgada no dia 5 de julho e o início das aulas está previsto para 16 de julho. O curso capacitará 60 alunos por vez, nos turnos da manhã, tarde e noite, somando 240 horas de aula. As demais 340 vagas serão preenchidas em 2013.
Confira os pré-requisitos:
- Homens e mulheres entre 18 e 59 anos de idade
- Moradores de Canoas
- Ter cursado no mínimo a 6ª série (7º ano) do Ensino Fundamental
- Renda salarial familiar de até dois salários mínimos
Documentação necessária
- Cópia do RG e do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia da carteira de trabalho ou declaração de desemprego.
- Cópia do cartão do Programa Social em que está inserido
- Cópia do comprovante de matrícula do EJA, se houver
Endereços para inscrições:
- Subprefeitura Nordeste: Rua Alexandre de Gusmão, 2080
- Subprefeitura Noroeste: Rua Candelária, 441
- Subprefeitura Sudeste: Rua Marechal Rondon, 100
- Subprefeitura Sudoeste: Rua Edgar Fritz Muller.

( Fonte: Prefeitura de Canoas)

21 de jun. de 2012

Confraternização e despedida de colegas de trabalho da Subprefeitura




Hoje ocorreu um café de confraternização para despedida de colegas ( amigos), que estão saindo da subprefeitura noroeste, e também outro amigo que está se aposentando depois de contribuir para com a nossa cidade são 27 anos de trabalho, obrigado Sr. Francisco da Silva ( mais conhecido como seu Chico).

20 de jun. de 2012

Convenção municipal do PCdoB Canoas!

Ocorreu nesta terça-feira dia 19 de junho, a convenção municipal de Canoas, onde foram aprovados o apoio a reeleição do Prefeito Jairo Jorge, além de aprovar a aliança na proporcional com PCdoB, PSB e PR, nesta nominata terá o numero máximo de candidatos que é 42 por coligação proporcional.
A convenção contou com as ilustres presença do Deputado e Presidente do PCdoB Raul Carrion, do Coronel Bonetti do PR e do Prefeito Jairo Jorge e da vice-prefeita Beth Colombo.
A emoção era visível para todos o pré-candidatos que a partir da convenção estavam oficializados como Candidatos a vereador, todos relataram a importância de trabalhar em conjunto, para que esta coligação seja vitoriosa e eleja mais de 3 vereadores para o legislativo municipal.
O Presidente Municipal do PCdoB Prof. Julio Ribeiro, ressaltou que união destes três partidos será a mais grata surpresa da eleição da nossa cidade.

18 de jun. de 2012

Ampla aliança em Canoas em 2012 !


O Prefeito Jairo Jorge se reuniu com os 17 partidos que estão apoiando sua candidatura a reeleição em Canoas, o PCdoB, que desde de 2007 já apoiava a candidatura do então pré-candidato Jairo Jorge, permanece com o apoio junto ao Prefeito Jairo,para o presidente municipal do PCdoB Prof. Julio Ribeiro o partido vêm tendo um imenso destaque de participação e competência na administração municipal.

15 de jun. de 2012

Ao amigo e colega saudades eternas do Prof. Rogério


"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.João 14:1-3"
Agradeço ao tempo em que tive oportunidade de conviver com esta pessoa serena, simples e sábia. Que Deus o guarde ao seu lado.

8 de jun. de 2012

Vala da Curitiba recebe larvicida para combater mosquitos





A Subprefeitura Noroeste realizou nesta terça-feira, 5, a aplicação de larvicida na vala da Rua Curitiba, no Bairro Mathias Velho, em uma ação conjunto com a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilancia em Saúde. O produto que serve para combater os mosquitos e outros insetos foi aplicado ao longo de toda vala. O então Subprefeito Prof. Julio Ribeiro já havia solicitado desde de ano passado a aplicação não somente na vala da curitiba com em outros locais, porém somente agora após a chegada do larvicida e a combinação do clima pode ser aplicado o larvicida.

Esta tipo de ação é muito solicitada pela comundiade, e deverá ser refeita dentro de 30 dias para ter o melhor resultado. A subprefeitura entrou com o apoio logistico e de pessoal para a ação. A aplicação seguirá nos próximos dias em outros pontos do quadrante.