26 de jul. de 2012

Caminhada na Av. RGS

A 1ª caminhada com a comunidade, as pessoas foram as ruas com suas bandeiras para me apoiar!!

Obrigado a todos!!











11 de jul. de 2012

Mulheres da Paz e Protejo têm inscrições abertas nos bairros Mathias Velho e Harmonia


Os projetos Mulheres da Paz e Protejo, que integram o Território de Paz Grande Mathias Velho, estão com inscrições abertas até o dia 3 de agosto. Os editais de ambos os processos seletivos estão disponíveis do site da Fundação La Salle. As inscrições podem ser realizadas na Subprefeitura Noroeste, no Cras Mathias Velho, no Cras Harmonia, no CSU Mathias Velho, na Casa das Juventudes, no Núcleo de Justiça Comunitária e no Núcleo de Promotoras de Direitos Humanos das Mulheres.

Para participar da seleção, basta comprovar residência nos bairros Mathias Velho ou Harmonia e levar documento de identidade ou certidão de nascimento. O Protejo abrange a faixa etária de 12 a 24 anos, enquanto o Mulheres da Paz requer a idade mínima de 16 anos.

Após as etapas preliminares e entrevistas, o resultado final será divulgado no dia 8 de agosto nos mesmos locais de inscrição e no site da Fundação La Salle.




Crédito da notícia: Luiz Damasceno

4 de jul. de 2012

Ministério das Cidades libera R$ 6 milhões para projeto de rebaixamento do Trensurb na cidade


O Ministro das cidades, Agnaldo Ribeiro anunciou a liberação da verba de R$ 6 milhões de reais para a realização do projeto executivo da obra de rebaixamento a linha do Trensurb, na região central de Canoas.
A informação foi repassada ao prefeito Jairo Jorge em encontro com o Ministro no final da tarde desta terça-feira, 3, em Brasília.
A verba será repassada a Trensurb. O projeto deve ficar pronto em no máximo 8 meses depois da licitação.
A linha será subterrânea por 2km e100m É o primeiro passo para que a obra seja realizada, já que cumpre exigência da presidência da república para que obras deste porte não sejam abandonadas no caminho. O segundo passo será, depois do projeto executivo definir a modelagem e após o início das obras.
Também estiveram presentes na reunião a senadora Ana Amélia Lemos, o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Canoas Francisco Biazus, o secretario deTransportes e Mobilidade de Canoas, Luiz Carlos Bertotto, o Presidente da Câmara Federal Dep Marco Maia.

Anunciados recursos para construção de tunel da Domingos Martins sob BR 116



O ministro dos transportes Paulo Passos confirmou o repasse de verbas para as obras do túnel da Domingos Martins, no centro de Canoas. O anúncio foi feito em reunião no Ministério, nesta terça-feira, 3, com a presença do prefeito Jairo Jorge, além do durante a do presidente da Câmara Federal Marco Maia e do diretor geral do DNIT, Ernesto Fraxe.
O DNIT vai acertar os últimos detalhes do projeto e abrir a licitação em no maximo 30 dias. A obra vai durar 18 meses e terá um custo aproximado de 30 milhões de reais, facilitando a mobilidade da região metropolitana. Cerca de 20 mil veiculos deverão sair do dia a dia da BR 116, melhorando o fluxo entre Canoas e a Capital Porto Alegre. Para Jairo Jorge a obra vai recuperar a comunicação da cidade e ainda melhorar a passagem de pedestres no local, que estava provisoria ha 20 anos, com uma passarela de madeira.
Também participaram do encontro Nazur Garcia, assessor de Marco Maia e o secretário de Transporte e Mobilidade de Canoas, Luiz Carlos Bertotto.
.

BENEFÍCIOS:

• Economia de 870 km no transporte coletivo e 48.000 km no transporte individual por dia, com isso reduzirá consideravelmente o tempo de viagem e as emissões de gás carbônico no ambiente, reduzindo em muito os congestionamentos na região, sendo que estes ocorrem hoje principalmente na via lateral da BR com efeitos na via principal.
• Importante ressaltar também a existência hoje de uma passarela de pedestre provisória, construída de madeira, que deverá ser removida para a construção de uma nova, com acessibilidade universal incorporada junto ao túnel.
• 35 linhas de ônibus deixaram de fazer o contorno no Viaduto atual, que contabiliza 2,3km, com 381 viagens por dia;
• Deixaria de emitir 116,4 toneladas de CO2 ao ano;
• 10min em tempo de viagem por dia, isso significa -38h de viagem.
• Extensão: 50,3 m;
• Implantação e duplicação de via: 800 m;
• Prazo da obra: 18 meses;




Crédito da notícia: Adriana Paranhos / Secom